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VIVER E ESTUDAR FORA DO PAÍS

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SERVIÇOS DE SAÚDE
A nível nacional, o estudante deve obter, junto do sistema de saúde por que está abrangido, um documento que lhe garanta assistência médica no país de acolhimento. Este documento é o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Este cartão é destinado aos beneficiários da Segurança Social e beneficiários de subsistemas de saúde (como por exemplo, a ADSE, SAMS...).

A UPC emitirá uma Declaração para cada estudante confirmando o período Erasmus que deverão apresentar na Segurança Social para solicitar o CESD.

Os estudantes não abrangidos por um sistema de saúde deverão fazer um seguro de saúde específico para a sua deslocação ao estrangeiro.

SEGURO
Mediante a inscrição na UMa, todos os alunos ficam cobertos pelo seguro escolar da instituição durante a estadia no estrangeiro. No entanto, este seguro não assegura a cobertura de responsabilidade civil, por vezes exigida em algumas universidades.

Deve assim informar-se junto da Universidade de acolhimento e obter, a título particular, o seguro exigido, mas apenas nos casos em que seja necessário.

No caso de terem dúvidas ou dificuldades na obtenção da informação ou no preenchimento dos formulários não hesitem em contactar a UPC ou a futura instituição de acolhimento.

A UPC presta e encaminha para os alunos, preferencialmente por correio electrónico, toda a informação relevante que receber directamente das Universidades parceiras.

Um procedimento habitual da UPC é o de fornecer o contacto de ex-alunos Erasmus para partilha de experiências e apoio.

O envio dos processos é da responsabilidade da UPC, mas contamos com a vossa colaboração no preenchimento e compilação dos documentos necessários, atempadamente.

Todos os processos completos e devidamente assinados têm que ser entregues na UPC, pelo menos 2 semanas antes do prazo final definido pela Instituição de destino.


O estudante é, assim, também responsável pelo bom andamento do seu processo.

Deve ainda informar de imediato o UPC ou o respectivo Coordenador Erasmus no caso de desistência.

É ainda responsável pela organização da sua estadia no que diz respeito às questões práticas que decorrem da mesma, como por exemplo: marcar as viagens, garantir alojamento, informar-se sobre condições da Instituição, cidade e país de destino (costumes, custo de vida, clima, etc.). Toda a informação que o UPC obtenha, será de imediato reencaminhada para o estudante.