Entrada Notícias EDITAL - Bolsas Iberoamericanas para Jovens Professores e Investigadores Santander Universidades, na Universidade da Madeira

EDITAL - Bolsas Iberoamericanas para Jovens Professores e Investigadores Santander Universidades, na Universidade da Madeira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Edital para a atribuição de uma bolsa no âmbito do Programa: Bolsas Iberoamericanas para Jovens Professores e Investigadores Santander Universidades, na Universidade da Madeira - 2ª Abertura
 
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1) Bolsa de Mobilidade no âmbito do Programa Bolsas Iberoamericanas para Jovens Professores e Investigadores Santander financiado pelo Banco Santander Totta nas seguintes condições:
 
Âmbito da bolsa: Realização de um período de investigação de pelo menos dois mses numa outra universidade ou centro de investigação de um país Iberoamericano. A principal finalidade desta bolsa é proporcionar uma nova oportunidade de formação e especialização científica e técnica aos Docentes da Universidade da Madeira, permitindo o contato com novas técnicas e métodos, estabelecendo ou consolidando vínculos académicos entre equipas de investigação e instituições iberoamericanas, e permitindo, inclusivamente, reunir informação adicional e específica, necessária para estudos e investigação em curso. O valor pecuniário da bolsa destina-se assegurar o financiamento da deslocação e estadia.
 
Requisitos de admissão:
  • Ter um vínculo contratual em vigor com a Universidade da Madeira como Docente da Carreira Universitária ou do Ensino Superior Politécnico, a tempo integral;
  • Ter idade igual ou inferior a quarenta anos até ao final de 2011.
Instituições de acolhimento: A instituição de acolhimento corresponderá, obrigatoriamente, a uma das instituições que constam do Anexo I ao presente Edital.

Duração da bolsa: A bolsa tem a duração mínima de dois meses consecutivos, com início dos trabalhos, obrigatoriamente, durante o ano de 2011.

Valor do subsídio: O montante unitário da bolsa são: €5.000,00 (cinco mil euros).
 
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
  • O curriculum dos candidatos;
  • O interesse académico e científico dos projetos apresentados pelos candidatos;
  • A integração dos projetos apresentados no plano estratégico da Universidade da Madeira;
  • O nível de excelência, qualidade da investigação e adequação à instituição de acolhimento proposta, analisado o seu projeto de investigação e formação;
  • A idade do candidato, relacionada com o curriculum apresentado, favorecendo-se os mais jovens.
Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Reitor.
Vogais efetivos: Presidentes dos cinco Centros de Competência da Universidade da Madeira, ou quem formalmente os substitua, por delegação de competências.
 
Forma de publicitação e notificação dos resultados: Os resultados finais serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, divulgada através da página principal do sítio da Universidade da Madeira (www.uma.pt), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de ofício.
 
Prazo de candìdatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 31 de Agosto de 2011.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada, obrigatoriamente, dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Projeto de trabalho a realizar no período de duração da bolsa;
  • Convite ou declaração de aceitação da entidade de acolhimento,
  • Declaração de concordância do Presidente do Centro de Competência em que se integra o candidato;
  • Declaração do candidato relativa ao regresso imediato à Instituição de origem após o término da bolsa.
A falta de qualquer um destes documentos implica o indeferimento liminar da candidatura.
 
As candidaturas devem ser enviadas, exclusivamente, por correio electrónico para o Gabinete da Reitoria, através do correio electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar devendo ser indicado como Assunto: "Candidatura à Bolsa Iberoamericana para jovens Professores e Investigadores Santander".
 
Funchal, 13 de Outubro de 2011
O Reitor
 
(José Manuel Nunes Castanheira da Costa)