Entrada Programas e Projetos Programa INTERVIR + + Conhecimento IMPACT II - Impacto das tecnologias de produção na qualidade do Vinho Madeira

IMPACT II - Impacto das tecnologias de produção na qualidade do Vinho Madeira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
IMPACT II - Impacto das tecnologias de produção na qualidade do Vinho Madeira

Acrónimo: IMPACT II (Ref. MADFDR-01-0190-FEDER-000010)
Tipologia de projeto: Projectos de I&DT empresas em Co-Promoção
Data de iníco: 01/01/2012 Data de fim: 31/03/2015
Custo total do projeto: 266.391,95 
FEDER: 199.793,96

Descrição do projeto:

O objetivo principal do projeto IMPACT II centrou-se no estudo dos processos de envelhecimento do Vinho Madeira, estufagem e canteiro. O estudo, que é complementar ao realizado no projeto IMPACT I, destinado ao processo fermentativo, pretendeu elucidar as diferenças de qualidade dos vinhos envelhecidos por qualquer dos processos e, de certo modo, contribuir para melhorar o processo de estufagem, habitualmente usado para os vinhos Madeira mais jovens e, tendencialmente, de menor qualidade. Pretendia-se ainda dar continuidade à excelente colaboração já estabelecida entre a MWC e o grupo de investigação da UMa, de modo a aumentar o conhecimento, contribuir para a formação de jovens investigadores e para a imagem internacional do Vinho Madeira através dos resultados apresentados e publicados em fóruns e revistas internacionais.

Resultados:

O projeto cumpriu cabalmente os objetivos propostos pois redefiniu condições de estufagem, que o próprio promotor já aplicou nas novas instalações do Caniçal; e os vinhos estufados no âmbito do projeto obtiveram uma melhoria significativa quer porque se aproximaram substancialmente das referências do promotor, quer porque houve ocasiões que, em prova, obtiveram apreciação equivalente aos correspondentes vinhos de canteiro. Em complemento, 3 investigadores foram bolseiros do projeto, tendo dois deles terminado o mestrado e outro o doutoramento ainda no âmbito do projeto. Foram assim realizadas 3 teses de mestrado associadas ao tema, e publicados 3 papers e 12 comunicações em encontros nacionais e internacionais.

Parceiros:

  • Universidade da Madeira;
  • Madeira Wine Company.

 

Cofinanciamento:
Bandeira   UEBandeira da RAMPrograma Operacional Intervir+QREN