Entrada Programas e Projetos Programa INTERVIR + Intervir + VALIMED - Estudo e Validação do Cálculo de Incertezas de Medição Associadas a Calibrações e Ensaios em Metrologia Física e Química

VALIMED - Estudo e Validação do Cálculo de Incertezas de Medição Associadas a Calibrações e Ensaios em Metrologia Física e Química

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

VALIMED - Estudo e Validação do Cálculo de Incertezas de Medição Associadas a Calibrações e Ensaios em Metrologia Física e Química

Acrónimo: VALIMED (Ref. MADFDR-01-0224-FEDER-000006)
Tipologia de projeto: Cooperação em I+D+I
Data de iníco: 18/03/2010 Data de fim: 30/09/2015
Investimento total: 782.289,27
Investimento Elegível: 680.207,89€
Taxa FEDER:
 85%
FEDER: 578.176,71€

Enquadramento:

O projecto enquadra-se numa perspectiva de melhoria do tratamento de resultados gerais da caracterização química e física, tendo por base os conhecimentos existentes nas instituições envolvidas e com o objectivo de projectar o nome da região de forma a facilitar o acesso a verbas europeias após 2013.

Existe um crescimento da capacidade laboratorial na região que beneficiará directamente do trabalho planeado neste projecto e, para além disso, pretende-se que venha a facilitar a instalação na região de empresas e instituições de elevado valor acrescentado mas também muito exigentes no que diz respeito à qualidade dos dados de investigação e análises físicoquímicas passíveis de serem realizadas na região..

Descrição Sumária e Objetivos:

A utilização de procedimentos ou métodos de cálculo que não sejam devidamente validados em função dos objectivos pretendidos é incompatível com os sistemas da qualidade implementados em inúmeras organizações, com particular ênfase nos laboratórios.

É igualmente inconsistente com as necessidades de intercâmbios internacionais, quer digam respeito a ensaios de comparação interlaboratorial, a testes de conformidade ou, num contexto mais amplo, a trocas comerciais envolvendo interoperabilidade entre parceiros europeus. Neste sentido, a rastreabilidade a padrões de medida com aceitação mútua é essencial.

E, no mesmo âmbito, expressões de incerteza adequadas são fundamentais para a rastreabilidade.

Pretendemos desenvolver na Madeira conhecimento na área da validação de métodos e determinação de incertezas associadas, aproveitando as sinergias existentes nas 3 instituições envolvidas.

Pretendemos ainda que esse conhecimento seja publicado de modo a aumentar a visibilidade do trabalho realizado nos laboratórios regionais, e divulgar essas metodologias pelos técnicos dos laboratórios da Região. Serão estudados métodos de metrologia física (comprimento, temperatura e humidade relativa) e de metrologia química (absorção atómica e cromatografia).

Calendário Previsto:

1ª Fase: Recrutamento de um bolseiro/estagiário para cada uma das instituições envolvidas. Os bolseiros entrarão por períodos de um ano, não renovável a não ser que haja vantagens objectivas na sua continuidade.

2ª Fase: Formação inicial dos bolseiros, que deverão passar no mínimo 1 mês em cada instituição;

3ª Fase: Desenvolvimento de técnicas de validação e cálculo de incertezas associadas;

4ª Fase: Aplicação das técnicas a casos práticos da realidade regional;

5ª Fase: Desenvolvimento de procedimentos a adoptar para a validação e determinação de incertezas;

6ª Fase: Desenvolvimento de um código de boas práticas aplicável a validação e determinação de incertezas;

7ª Fase: Divulgação de resultados.

Parceiros:

  • LREC - Laboratório Regional de Engenharia Civil;
  • UMa - Universidade da Madeira;
  • ARM - Águas e Resíduos da Madeira;

Ligações Úteis:

 
 
 
 

 Projetos

 TECMU


Interreg Atlantic Area

 Emprego

EURES

  Bolsa Virtual de Emprego e Empreendedorismo
  EURAXESS

Em linha

Temos 98 visitantes em linha

Siga-nos:


Twitter   RSS