Entrada Notícias

Notícias

Notícias
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Bolsa Fulbright para Mestrado e Doutoramento - 2016/2017

Bolsa para mestrado e doutoramento em universidades dos EUA - ano lectivo 2017/2017

As bolsas destinam-se à frequência em regime presencial e a tempo inteiro de programas de mestrado ou doutoramento em universidades acreditadas nos EUA. São atribuídas antes de os candidatos iniciarem o processo de admissão a esses programas.

 

Áreas de estudo: 
As bolsas destinam-se a todas as áreas de estudo. No entanto, as bolsas não poderão apoiar a frequência de programas de estudo que sejam conjugados com prática médica. 

Requisitos:
- Licenciatura já concluída no momento do concurso à bolsa. Caso o objectivo de estudo seja o doutoramento, o grau de Licenciatura deverá corresponder a um programa de estudos com a duração de 4 ou mais anos. Aos estudantes que tenham frequentado uma Licenciatura com 3 anos de duração é exigido que tenham concluído um ano suplementar de estudos superiores ao nível do mestrado ou da pós-graduação. Caso o objectivo de estudo seja o mestrado, é aceite o grau de Licenciatura correspondente a um programa de 3 anos.
Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Calendarização de concursos FCT para 2015

1º Semestre
ConcursoAbertura de Candidaturas
Projetos no âmbito da colaboração entre Portugal e o European Laboratory for Particle Physics (CERN) - 2015Janeiro
Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2015Abril
Bolsas de Investigação nos National Institutes of Health (NIH) 2015Abril (Fase prévia)
Junho
Projetos no âmbito da Cooperação International: ERA-Nets, JPI, BilateraisJaneiro a Junho

2º Semestre
ConcursoAbertura de Candidaturas
Programa Investigador FCT - 200 posições a concurso
(Início de Carreira | Desenvolvimento de Carreira | Consolidação de Carreira)
Julho
PAC - Programas de Atividades Conjuntas
(Investimentos de dimensão estruturante, temáticos e de caráter multidisciplinar, destinados a consórcio de entidades não empresariais do sistema I&I - Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro)
Julho
Programa Integrado de Promoção da Excelência em Investigação Médica
(RCM n.º 18/2015, de 7 de abril)
Setembro/
Outubro
Financiamento de infraestruturas científicas inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse EstratégicoSetembro
Bolsas de Estágio em Organizações Científicas e Tecnológicas Internacionais 2015: CERN, ESA, ESOSetembro
Promoção e Transferência do Conhecimento - 40 posições a concurso (Contratação de doutorados para o exercício de funções de comunicação e gestão de ciência em unidades de I&D financiadas pela FCT)Outubro
Programas Doutorais em Ambiente EmpresarialOutubro
Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico 2015Novembro/
Dezembro
Projetos no âmbito da Cooperação Internacional: ERA-Nets, JPI, BilateraisJulho a Dezembro
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

UMa Investigação - Dia da Investigação na UMa

UMA_Investigação

25 setembro – 14h00 às 18h00 – Campus da Penteada/ Colégio dos Jesuítas/ Madeira Tecnopolo

A Universidade da Madeira (UMa) associa-se, uma vez mais, à Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa promovida desde 2005 pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar dos cidadãos, e promove no dia 25 de setembro, o ‘Dia da Investigação na UMa’.                    

Entre as 14h00 e as 18h00, estão todos convidados a visitar as várias estruturas de investigação, laboratoriais e de prestação de serviços da UMa, a participar nas atividades experimentais e interativas preparadas para a ocasião, e a contatar diretamente com os cientistas, desmistificando a imagem do cientista distante e inacessível.

Este dia, dedicado à investigação, desenvolvimento e inovação, é também uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pelos investigadores e quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos, promovendo uma sociedade mais colaborativa com a comunidade científica.

 

 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Formação Avançada Abril 2015

A ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, abre concurso para financiamento de Bolsas Individuais - Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD), Bolsas de Doutoramento (BD), Bolsas de Doutoramento em Empresas (BDE) - e para Bolsas no âmbito de Programas de Doutoramento - BD, BDE  e Bolsas de investigação (BI).

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ciência Viva

Edição de 2015 da Ciência Viva no Laboratório - Ocupação de Jovens nas Férias 2015

A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica promove o programa CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, em colaboração com a comunidade científica portuguesa.

Esta iniciativa, a decorrer entre 22 de Junho e 28 de Agosto, disponibiliza um conjunto de estágios científicos para alunos do ensino secundário. A participação das entidades é apoiada pela Ciência Viva através da divulgação, da disponibilização de uma interface com os investigadores e do financiamento dos custos inerentes à realização das actividades.

Para uma divulgação adequada do programa e consequente adesão por parte dos alunos, as propostas de estágios devem ser inseridas em www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocj2015 até ao dia 17 de Abril. O programa será disponibilizado para inscrição dos estudantes durante o mês de Maio.

Actualizado Quinta-feira, 09 Abril 2015 14:45 Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Programa de Estágios Curriculares no MNE (PECMNE) - 2º Semestre 2014/2015

 
Como vem sendo hábito, o Instituto Diplomático (IDI-MNE), responsável pela coordenação do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros (http://idi.mne.pt/pt/estagcurric.html), divulga pelas instituições académicas, semestralmente, as vagas disponíveis para estágios no MNE.
 
Uma vez que se trata de Estágios Curriculares, estas vagas são exclusivamente destinadas a estudantes de instituições do Ensino Superior, para a realização de estágios com uma duração máxima de 6 meses, não dispondo de remuneração ou qualquer outro tipo de pagamento de ajudas de custo. Em alguns casos (devidamente indicados nas tabelas) os serviços externos poderão disponibilizar, a título gracioso, alojamento.
 
Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Bolsas para Professores e Investigadores, do Eixo I – Educação e Formação do Programa Rumos.

 
A ARDITI- Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, abre um período de candidaturas a serem financiadas através da Tipologia de Intervenção 1.3.1 – Bolsas para Professores e Investigadores, do Eixo I – Educação e Formação do Programa Rumos.

O Plano de Ação para a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da RAM (PIDT&I) considera o turismo como uma das áreas prioritárias para a intervenção em C&T e destaca a necessidade de criação de massa crítica especializada em turismo, o desenvolvimento de um sistema de informação do destino, e a implementação de ferramentas inovadoras na promoção do destino, que irão constituir uma base informacional de apoio à tomada de decisão a diversos níveis.
 
Período de candidaturas: 24 de março a 4 de abril de 2014 
 
Anexos:
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Abertura do 5º concurso transnacional conjunto da ERA-NET em biotecnologia industrial

 

Caro(a) Gestor(a) de Ciência/Investigador(a),

O consórcio da ERA-IB-2 abriu a 1 de Fevereiro de 2014 o 5º concurso para financiamento de projetos científicos em biotecnologia industrial, no qual a Fundação para a Ciência e a Tecnologia participa. Por favor, encontre em anexo o comunicado de imprensa da rede com todos os detalhes do concurso. Para mais informações sobre o 5º concurso da ERA-IB-2 ver no sítio da rede (www.era-ib.net).

Documentos disponíveis para descarregar:
icon ERA NET 5thCall Announcement (35.6 kB)
Actualizado Quinta-feira, 06 Fevereiro 2014 14:42
 


Página 3 de 18