Entrada Notícias

Notícias

Notícias
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


Mais de 8,5 mil milhões de euros a concurso em 2017
Comissão Europeia publicou os concursos do Horizonte 2020 para o próximo ano.

A participação nacional no Horizonte 2020 tem sido um sucesso, com já mais de 300 milhões de euros captados até à data por entidades portuguesas nos primeiros 2,5 anos do programa. Entretanto, foram ontem formalmente publicados os concursos de 2017, que irão disponibilizar cerca de 8,5 mil milhões de euros de financiamento comunitário para projetos de investigação e inovação com dimensão europeia.


Tire partido desta oportunidade planeando antecipadamente a sua participação.
Mais informação sobre os concurso abertos e os concursos a abrir brevemente. Consulte nos Documentos de Referência do Portal do Participante as versões atualizadas dos Programas de Trabalho.
 
Os Pontos de Contacto Nacionais do GPPQ mantêm-se à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário. 
 
Com os melhores cumprimentos,
Sofia Azevedo | Maria João Fernandes | Ana Mafalda Dourado

National Expert – Research Fund for Coal and Steel 
Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020 | National Contact Point Horizon 2020
Nanotecnologias, Materiais Avançados e Fabrico e Processos Avançados | Nanotechnologies, Advanced Materials and Advanced Manufacturing and Processing (NMP)
Aspetos Legais & Financeiros | Legal & Financial Aspects 
GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro de IDT da UE  | Portuguese Framework Promotion Office
URL: www.gppq.pt  
Tel.: (+351) 93 929 09 20
Actualizado Quinta-feira, 28 Julho 2016 10:35
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Born from Knowledge: Ideas Web Summit

Born from Knowledge“Tens uma ideia de base científica e/ou tecnológica e com potencial de inovação? Candidata-te já e habilita-te a uma entrada no Web Summit 2016."

A tua ideia terá viabilidade de negócio? Se és estudante de mestrado/doutoramento, ou investigador doutorado a realizar um pós-doutoramento, em Portugal, aproveita esta oportunidade única e candidata-te ao concurso nacional de ideias inovadoras do programa Born From Knowledge.

O prazo para apresentação de ideias termina no dia 31 de julho.

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Conferência: “Como é que a Europa investe na Madeira?"

Conferência_Madeira_Fundos_Europeus

A Representação da Comissão Europeia, o Governo Regional da Madeira e a Associação do Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), levam à Madeira uma dezena de peritos da Comissão Europeia para a conferência “
Como é que a Europa investe na Madeira?”.

A conferência decorre nos dias 13 e 14 de julho, no Funchal, e destina-se a investidores, empresários, investigadores e funcionários da administração regional e local. A conferência pretende dar informações sobre os fundos europeus disponíveis – desde o Plano de Investimentos para a Europa (conhecido como "Plano Juncker"), aos fundos regionais, passando pelo Horizonte 2020. Os fundos da UE serão explicados sob um ângulo informativo e prático por representantes das Direções-Gerais da Comissão Europeia que os gerem diretamente.

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Prémio Ideias Férteis - No âmbito dos Prémios "Clube de Produtores Continente"

Prémio Ideias Férteis 
 
Prazo de candidaturas prolongado até 8 de maio

O Prémio Ideias Férteis tem como objectivo incentivar e promover a criação de produtos em que a inovação está ao serviço do consumidor.
Aos jovens estudantes e finalistas universitários, será proporcionado um programa inédito, incentivando o empreendedorismo e a partilha de conhecimento entre o Continente, os seus produtores e as universidades.

Objetivo do prémio:
  • Fomentar a ligação entre o Clube de Produtores Continente e o conhecimento produzido nas universidades portuguesas;
  • Reconhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos, através da avaliação curricular e das ideias submetidas a concurso;
  • Contribuir para o desenvolvimetno de uma cultura de mérito nas universidades portuguesas na sua interação com o mercado de trabalho;
  • Favorecer o desenvolvimento de uma cultura de mérito e inovação no setor agroalimentar;
  • O Prémio é constituído por um estágio de 9 meses que será realizado na estrutura central da SONAE.
O Regulamento de participação poderá ser encontrado no site do prémio.
As candidaturas deverão ser feitas aqui.
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Programa Xperience - Estágios de Verão no Reino Unido

A PARSUK - Portuguese Association of Students and Researchers in the United Kingdom, vem desta forma solicitar a divulgação do programa Xperience 2016 entre os estudantes da sua instituição.

Este programa, dinamizado anualmente pela PARSUK, tem o objectivo de proporcionar a alunos de 1º ou 2º Ciclo universitário, inscritos em instituições de ensino superior em Portugal, a oportunidade de desenvolver um projecto de investigação durante os meses de verão, com a duração de 4 semanas, numa universidade ou centro de investigação baseado no Reino Unido, sob a orientação de um membro da associação. Para este efeito, os alunos seleccionados serão apoiados com uma bolsa Xperience, no valor de 1500€.

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Bolsa Fulbright para Mestrado e Doutoramento - 2016/2017

Bolsa para mestrado e doutoramento em universidades dos EUA - ano lectivo 2017/2017

As bolsas destinam-se à frequência em regime presencial e a tempo inteiro de programas de mestrado ou doutoramento em universidades acreditadas nos EUA. São atribuídas antes de os candidatos iniciarem o processo de admissão a esses programas.

 

Áreas de estudo: 
As bolsas destinam-se a todas as áreas de estudo. No entanto, as bolsas não poderão apoiar a frequência de programas de estudo que sejam conjugados com prática médica. 

Requisitos:
- Licenciatura já concluída no momento do concurso à bolsa. Caso o objectivo de estudo seja o doutoramento, o grau de Licenciatura deverá corresponder a um programa de estudos com a duração de 4 ou mais anos. Aos estudantes que tenham frequentado uma Licenciatura com 3 anos de duração é exigido que tenham concluído um ano suplementar de estudos superiores ao nível do mestrado ou da pós-graduação. Caso o objectivo de estudo seja o mestrado, é aceite o grau de Licenciatura correspondente a um programa de 3 anos.
Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Calendarização de concursos FCT para 2015

1º Semestre
ConcursoAbertura de Candidaturas
Projetos no âmbito da colaboração entre Portugal e o European Laboratory for Particle Physics (CERN) - 2015Janeiro
Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2015Abril
Bolsas de Investigação nos National Institutes of Health (NIH) 2015Abril (Fase prévia)
Junho
Projetos no âmbito da Cooperação International: ERA-Nets, JPI, BilateraisJaneiro a Junho

2º Semestre
ConcursoAbertura de Candidaturas
Programa Investigador FCT - 200 posições a concurso
(Início de Carreira | Desenvolvimento de Carreira | Consolidação de Carreira)
Julho
PAC - Programas de Atividades Conjuntas
(Investimentos de dimensão estruturante, temáticos e de caráter multidisciplinar, destinados a consórcio de entidades não empresariais do sistema I&I - Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro)
Julho
Programa Integrado de Promoção da Excelência em Investigação Médica
(RCM n.º 18/2015, de 7 de abril)
Setembro/
Outubro
Financiamento de infraestruturas científicas inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse EstratégicoSetembro
Bolsas de Estágio em Organizações Científicas e Tecnológicas Internacionais 2015: CERN, ESA, ESOSetembro
Promoção e Transferência do Conhecimento - 40 posições a concurso (Contratação de doutorados para o exercício de funções de comunicação e gestão de ciência em unidades de I&D financiadas pela FCT)Outubro
Programas Doutorais em Ambiente EmpresarialOutubro
Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico 2015Novembro/
Dezembro
Projetos no âmbito da Cooperação Internacional: ERA-Nets, JPI, BilateraisJulho a Dezembro
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

UMa Investigação - Dia da Investigação na UMa

UMA_Investigação

25 setembro – 14h00 às 18h00 – Campus da Penteada/ Colégio dos Jesuítas/ Madeira Tecnopolo

A Universidade da Madeira (UMa) associa-se, uma vez mais, à Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa promovida desde 2005 pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar dos cidadãos, e promove no dia 25 de setembro, o ‘Dia da Investigação na UMa’.                    

Entre as 14h00 e as 18h00, estão todos convidados a visitar as várias estruturas de investigação, laboratoriais e de prestação de serviços da UMa, a participar nas atividades experimentais e interativas preparadas para a ocasião, e a contatar diretamente com os cientistas, desmistificando a imagem do cientista distante e inacessível.

Este dia, dedicado à investigação, desenvolvimento e inovação, é também uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pelos investigadores e quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos, promovendo uma sociedade mais colaborativa com a comunidade científica.

 

 


Página 2 de 17