Entrada

UMa - Unidade de Projetos e Cooperação

Publicado em: Termina em: Sexta, 17 Fevereiro 2017 Sexta, 17 Março 2017
Descrição:
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS

Título: Bolsa de pós-doutoramento, uma vaga

Ref: CQM-17-01-BPD-MAC/4.6d/040

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de pós-doutoramento no âmbito do projeto de I&D, ECOFIBRAS -  valorização sustentável de espécies invasoras da Macaronésia para a obtenção de fibras de uso industrial (MAC/4.6d/040) no Centro de Química da Madeira, no âmbito do Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020, nas seguintes condições:
 
Área Científica: Química/ Ciências dos Materiais
 
Requisitos de admissão: Doutoramento em Química, Ciências dos Materiais ou áreas afins às atividades do projeto;
  • Experiência no estudo e caraterização química, estrutural, morfológica e funcional de fibras naturais;
  • Experiência em estudos de estabilidade térmica e de propriedades mecânicas de polímeros orgânicos e fibras naturais;
  • Experiência comprovada na utilização das técnicas de SEM, AFM, TGA e FTIR;
  • Dá-se preferência a quem, adicionalmente aos requisitos anteriores, tenha doutoramento realizado na área e/ou trabalho de investigação (publicações em revista com fator de impacto e/ou patentes) na área de investigação do projeto e/ou da preparação de nanocompósitos à base de fibras naturais e nanopartículas inorgânicas para imobilização e entrega de fármacos. 
Plano de trabalhos:
Este trabalho integra-se num projeto internacional (Madeira, Açores e Canárias) que pretende estudar e valorizar espécies invasoras da Região da Macaronésia, nomeadamente a Agave americana, Arundo donax, Pennisetum setaceum e a Ricinus communis. O Bolseiro a contratar ficará responsável pelo estudo das propriedades químicas, estruturais, morfológicas, térmicas e mecânicas das fibras e pela preparação de nanocompósitos com base nestas fibras naturais;

Tarefa 1 - Pesquisa bibliográfica;
Tarefa 2 - Caraterização química, estrutural, morfológica e funcional de fibras naturais;
Tarefa 3 - Preparação de nanocompósitos à base das fibras em estudo e de nanopartículas inorgânicas;
Tarefa 4 - Determinação das propriedades térmicas e mecânicas das fibras e dos nanocompósitos;
Tarefa 5 - Elaboração de relatórios técnicos e preparação de artigos.
 
Nota: algumas das tarefas poderão decorrer em simultâneo.
 
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas da Universidade da Madeira.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do Centro de Química da Madeira da Universidade da Madeira, sob a orientação científica do Professor João Rodrigues e, pontualmente, nos laboratórios das entidades parceiras (ULPGC/UAç). 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável até ao máximo de 31 meses, com início previsto em 1 de junho de 2017.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela Universidade da Madeira. 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
a) Avaliação curricular e documental (100%).

Composição do Júri de Seleção: Prof. João Rodrigues (Presidente do Júri), Prof. Helena Tomás (vogal), Prof. Pedro Pires (vogal) e Doutora Carla Alves (vogal suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, sem prejuízo de outros meios de divulgação, serão publicitados através de lista ordenada, por nota final, na página da Unidade de Projetos e Cooperação da Universidade da Madeira, http://upc.uma.pt/, e na página do CQM (http://cqm.uma.pt), sendo todos os candidatos notificados por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de fevereiro a 17 de março de 2017.
 
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente em inglês, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
  • Carta de motivação, no máximo de duas páginas, detalhando a experiência relevante para o projeto;
  • Curriculum Vitae completo;
  • Certificados de habilitações em português ou inglês, ou em alternativa traduzidos para inglês e certificados;
  • Contactos (nome, morada e e-mail) de dois revisores;
  • Outros documentos considerados relevantes para a avaliação da candidatura.
As candidaturas deverão ser remetidas exclusivamente por e-mail, em formato PDF, para o endereço cqm@uma.pt com a referência CQM-17-01-BPD-MAC/4.6d/040, até ao dia 17 de março, pelas 17horas (hora da Madeira, a mesma hora que em Lisboa).
 
O CQM é uma Unidade de Investigação Nacional, suportada e avaliada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é uma organização reconhecida para o acolhimento de refugiados pela Comissão Europeia, segue a Carta Europeia dos Investigadores, o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Recomendação da Comissão, Bruxelas, 11.3.2005, 2005/251 / CE) e o princípio da equidade no emprego. O CQM acolhe e avalia, com profissionalismo e isenção, as candidaturas de todos os indivíduos qualificados para a posição a concurso.  

Powered by JobGrok