INNOVERSIA
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INNOVERSIAInovação Aberta = INNOVERSIA

A Innoversia tornou-se sinónimo de Inovação Aberta para a comunidade ibero-americana, trazendo esse modelo de inovação, que tanto valor gerou em países como os EUA, para a nossa comunidade. Por inovação, um dos atuais motores da economia global, deve entender-se a introdução de mudanças radicais ou incrementais, em produtos, processos ou serviços, que permitem a resolução de um problema técnico específico.
 
Tradicionalmente, a inovação na indústria foi orientada para uma inovação fechada onde os progressos tecnológicos foram feitos com base nas capacidades internas de cada empresa. Recentemente, Henry Chesbrough (2003), diretor do Center for Open Innovation da Universidade da Califórnia, Berkeley, introduziu o conceito de Inovação Aberta, afirmando que a Inovação Aberta é a utilização de entrada e saída de fluxos de conhecimento que permitem acelerar a inovação interna e expandir o mercado para o uso externo da mesma.
 
Esse paradigma pressupõe que, para fazer avançar as suas tecnologias, as empresas podem e devem usar tanto as ideias externas como internas, bem como recorrer a caminhos internos e externos para comercializar as suas tecnologias. "Comparando estas duas tendências, podemos afirmar o seguinte:
 
Princípios de Inovação Fechada
Princípios de Inovação Aberta
Todas as pessoas capacitadas no nosso campo que trabalham para nós.
Nem todas as pessoas capacitadas trabalham para nós. Necessitamos de trabalhar com pessoas capacitadas interna e externamente à nossa empresa.
Para aproveitar os resultados de I&D, devemos ser nós a descobrir, desenvolver e produzir a tecnologia.
O I&D externo pode trazer um valor significativo; é necessário algum I&D interno para reclamar uma percentagem desse valor.
Se o descobrimos nós, devemos chegar primeiro ao mercado.
Não necessitamos de desenvolver a investigação para obter os seus reais benefícios.
A empresa que apresenta uma inovação em primeiro lugar no mercado ganha.Criar um melhor modelo de negócio é melhor do que chegar primeiro ao mercado.
Se criamos as melhores e maiores ideias para a indústria, vencemos.
Se fizermos a melhor utilização das ideias internas e externas, vencemos.
Devemos controlar os nossos processos de inovação, para que os nossos competidores não beneficiem das nossas ideias.
Pode ser benéfico que outros usem o nosso projeto de inovação, e podermos aceder ao PI de outros, sempre e quando se encaixe com o nosso modelo de negócio.


Por outro lado, do ponto de vista dos centros de Investigação, esta nova abordagem à inovação traz inúmeros benefícios que se traduzem na possibilidade de diversificar a pesquisa, gerando-se a alternativa concreta do desenvolvimento de produtos, processos ou serviços, que melhorem a qualidade de vida dos utilizadores.

Esta evolução permite que os centros de investigação tenham uma interação direta com a indústria, aumentando as capacidades de cada área e criando a possibilidade dos centros de investigação acederem a novas fontes de financiamento para as suas pesquisas.

Assim, a Innoversia fornece um elemento vital para a geração atual de inovação aberta, permitindo que as propostas tecnológicas sejam distribuídas para um banco de dados de cientistas, pesquisadores e inventores capazes de resolvê-los.
 
Documentos:
icon INNOVERSIA (2.06 MB)

Para mais informações:

http://www.openinnovation.eu/
http://www.openinnovation.net/

Referencia: Chesbrough, H. (2003), "Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology", Harvard Business School Press.


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