Oportunidade para Instituições - Programa Assistentes de Inglês Fulbright 2017/2018
No âmbito do Programa Fulbright para Estudantes Americanos, a iniciativa Fulbright English Teaching Assistants (ETA) coloca jovens americanos em instituições de ensino superior portuguesas, onde lhes serão atribuídas várias tarefas com o objectivo de fortalecer as capacidades dos alunos locais na língua inglesa e no conhecimento geral sobre os Estados Unidos da América. Ao mesmo tempo, procura-se que os ETA melhorem os seus conhecimentos da língua e da cultura do país de acolhimento.
Os ETA, pelo facto de, sendo americanos, terem como língua materna o inglês, funcionam como um recurso na sala de aula, dando assistência aos professores no que diz respeito não só ao ensino do inglês como, também, de outras matérias que eventualmente sejam leccionadas em inglês.
Podem também facultar serviços informais de aconselhamento educacional, prestando informações sobre como estudar nos EUA; participando em “workshops” ou “clubes” de inglês; e dando palestras sobre os EUA aos alunos da instituição ou para públicos mais alargados da comunidade.
A estadia do ETA será de 9 meses, entre Outubro de 2017 e Junho de 2018. As actividades a atribuir ao ETA não deverão exceder as 16 horas de trabalho por semana. Sendo os ETA jovens recém-graduados, não deverão ficar responsáveis pelas aulas nem lhes deverão ser dadas responsabilidades significativas ao nível do ensino. O ETA deverá ter um mentor, que o supervisionará e coordenará a sua actividade.